Depois de alguns meses de pesquisa, aprendizado e muito trabalho o grupo de pais da Escola Coopep do qual faço parte concluiu a produção de um trepa trepa de bambu.

Antes de iniciarmos a produção, participamos de uma oficina no Sesc de Piracicaba (ver artigo sobre a oficina), produzi protótipos (ver artigo sobre os protótipos), colhemos o bambu (ver artigo sobre a colheita) e levamos para a chácara de um dos pais do grupo, que fica próxima à escola. Lá cortamos as varas de bambu nas medidas necessárias, esperamos a secagem, lixamos, aplicamos resina de poliuretano de origem vegetal, fizemos as junções com borracha de câmara de pneu, encobrimos com lona de banner, cobrimos as pontas com garrafas plásticas, ambos aquecidos com soprador de ar quente e levamos as peças para finalizar a montagem na escola.

Abaixo algumas fotos de todo o processo:


Raul Roig

Pai, artista e educador. Criou o diário "da floresta" para relatar suas vivências com natureza, arte e educação.

2 comentários

João Alano · 04/04/2022 às 16:11

Boa tarde, vc poderia me informar as medidas das varas.

    Raul Roig · 04/04/2022 às 17:03

    Boa tarde, João.
    As varas do tripé 2,40mt. Dos triângulos que formam a estrela 1,60mt e 1,28mt. Do triângulo pequeno no topo 80cm. Usei bambu gigante com diâmetro de 15 a 20cm, então caso você utilize um bambu com diâmetro menor tem que reduzir o comprimento das varas.

Deixe seu comentário