Circuito da floresta é um brinquedo modular extensível formado por canaletas de bambu por onde correm bolinhas de gude fazendo caminhos alternados por buracos ou rampas.

A montagem é simples, feita pela fixação das extremidades das canaletas em cavaletes com o uso de elásticos ou barbante. A montagem é feita aproveitando os diferentes níveis de altura do local e alterando a disposição dos móveis para criar e aproximar outros níveis. São inúmeras possibilidades de montagem, pois cada cavalete permite prosseguir a rota para 4 direções diferentes.

O brinquedo se assemelha a um circuito lógico onde as estruturas de decisão são buracos localizados no início ou fim de cada trecho (entrenós do bambu) que podem ser cobertos por rampas, alterando assim o trajeto da bolinha. Ao final de cada trajeto é colocada uma caçapa, nessa primeira montagem foram 9 caçapas e uma única entrada.

O Circuito da floresta foi pensado como forma de estimular simultaneamente lógica e criatividade e surgiu em oficinas de livre brincar com elementos da natureza (veja o artigo sobre a criação).

Abaixo o vídeo de divulgação e algumas fotos da primeira montagem:


Raul Roig

Pai, artista e educador. Criou o diário "da floresta" para relatar suas vivências com natureza, arte e educação.

2 comentários

Maria Nadja Leite de Oliveira · 09/10/2018 às 19:43

Mto engenhoso esse brinquedo, Raul.. Vc tem-se revelado mto talentoso para criar e desenvolver brinquedos inteligentes , dedicando-se mais aos brinquedos de uso coletivo. Vale a pena investir por aí e tb criar p uso individual, Valorize e desenvolva sua capacidade. Nadja

    Raul Roig · 16/10/2018 às 18:38

    Fico feliz que tenha gostado, obrigado pelo apoio!

Deixe seu comentário