Viajei a Minas Gerais para aprender a arte do bambu com o grande mestre Lucio Ventania e seu filho, meu amigo Iberê Sansara no Cerbambu Ravena. O curso foi incrível, aprendi muito sobre bambu e muito mais sobre a vida e a difícil arte da resistência.

Há mais de dez anos o Iberê me ensinou a tratar bambu com maçarico, logo depois de eu concluir os cursos de marcenaria e restauração de móveis. Durante esses anos não usei os conhecimentos então adquiridos, mas este ciclo retornou e por obra da sincronicidade a marcenaria e o bambu retornaram juntos. Recebi convites para ser instrutor de marcenaria (saiba mais sobre este convite nesse artigo) e para construir um brinquedo de bambu (saiba mais sobre esta produção nesse artigo).

Este retorno do ciclo deu frutos com a criação do brinquedo de bambu Circuito da floresta (saiba mais sobre o brinquedo nesse artigo) e todo este contexto foi o incentivo que eu precisava para realizar o sonho de conhecer o Cerbambu Ravena. Durante o curso aprendi técnicas de construção de móveis com bambu, que incluem colheita, tratamento, encaixes, amarrações, curvamento e mais. O aprendizado técnico foi muito grande e acrescentou muito à minha produção, mas o que mais aprendi nesses dias foi a acreditar nos sonhos e lutar por eles. O Lucio há décadas fomenta a cultura do bambu como forma de sobrevivência e resistência, sempre ajudando os mais nescessitados.

Abaixo algumas fotos do curso feitas pelo próprio Lucio Ventania:


Raul Roig

Pai, artista e educador. Criou o diário "da floresta" para relatar suas vivências com natureza, arte e educação.

0 comentário

Deixe seu comentário