Recebi com muita alegria o convite para levar o Circuito da floresta para a disciplina de CIT Maker (criatividade, inovação e tecnologia) do projeto Tetear Tech.
O projeto foi oferecido nas escolas de ensino fundamental II em disciplinas eletivas de artes (teatro, dança, música, artes plásticas e circo) e CIT Maker (criatividade, inovação e tecnologia) na qual haviam aulas de marcenaria, robótica e Cultura Maker (saiba mais sobre o projeto nesse artigo).
O Circuito da floresta é um brinquedo modular extensível formado por canaletas de bambu por onde correm bolinhas de gude fazendo caminhos alternados por buracos ou rampas (saiba mais sobre o brinquedo nesse artigo).
Este convite coroou o retorno de um ciclo na minha vida, que se iniciou há mais de dez anos quando eu estudei marcenaria, tive contato com bambuzeria e comecei a trabalhar com tecnologia. Na época esses diferentes campos do conhecimento não estavam relacionados, mas agora, no retorno do ciclo e por obra da sincronicidade, tudo está relacionado em um mesmo projeto.
A montagem desta vez foi diferente do que normalmente faço. Dividi a turma em 3 grupos que construiram simultaneamente 3 circuitos que terminavam na mesma cesta. O objetivo era fazer o percurso o mais lento possível, pois ganhava a corrida quem chegasse por último. Veja abaixo o vídeo da atividade.
0 comentário