Hoje foi o último dos quatro encontros da oficina Arranjos da floresta no plantão de férias da Escola Coopep. A turma é formada por alunos de diferentes idades da educação infantil e ensino fundamental.
O objetivo principal da oficina é propiciar aos alunos um momento de livre brincar com elementos naturais. Procurei aumentar a quantidade e variedade de elementos em relação à primeira série de encontros (ver artigo sobre a oficina anterior) afim de ampliar as possibilidades criativas para a brincadeira, tanto simbólica como de construção. Nos primeiros encontros forneci apenas elementos da forma como eu os encontrei na natureza (apenas lixei e arredondei pontas de galhos e bambus para evitar cortes), mas dessa vez inclui bambus cortados de diversas formas: em ângulo, rodelas, canaletas, etc.
Outra mudança importante foi em relação ao início da atividade. Optei por criar arranjos variados com os elementos afim de estimular a criatividade através dos processos de observação, destruição e reconstrução e fiquei muito satisfeito com o resultado, pois ficou claro que a forma como os elementos estão arranjados no início influencia as construções que os alunos fazem durante a brincadeira. A forma como eles arranjaram os elementos ao final da brincadeira foi mantida, reforçada e ampliada para o encontro no dia seguinte.
Logo no primeiro encontro os alunos criaram de forma espontânea um circuito simples onde uma rodela de bambu descia por uma canaleta também de bambu. Apesar de ser uma brincadeira estruturada e por vezes competitiva, estimulei bastante a evolução desses circuitos, especialmente em relação à construção, pois um dos objetivos da oficina é trabalhar a passagem da brincadeira simbólica para a de construção.
Abaixo um vídeo e algumas fotos dos quatro encontros:
0 comentário