Hoje foi o segundo dia que ministrei a oficina Arranjos da floresta para os grupos 4 e 5 da Escola Coopep. O objetivo da oficina é propiciar aos alunos um momento de livre brincar com elementos naturais.

Selecionei para a brincadeira elementos que coletei na natureza (ver artigo sobre a coleta), galhos, varetas de bambu de tamanhos e espessuras variadas, pinhas, vagens de flamboyant, sapucaias e mais alguns frutos secos e montei no centro do parquinho um grande arranjo similar a uma árvore, utilizando uma base feita de bambu gigante.

No primeiro encontro as crianças pegaram esses elementos do arranjo para brincar e no final da atividade devolveram no mesmo local recriando um arranjo, sem a necessidade de copiar o original. Hoje foi o segundo encontro, eu conversei com eles antes da atividade para explicar que todos aqueles elementos foram coletados na floresta e fiz um paralelo com a história da chapeuzinho vermelho. Ainda antes de iniciar a brincadeira eu mostrei algumas formas de encaixar e equilibrar os elemento com a finalidade de construir estruturas. Hoje também foi a inauguração do novo trepa trepa, feito por um grupo de pais do qual faço parte (ver artigo sobre a inauguração) que atraiu bastante a atenção deles e estava em sincronicidade com a oficina por envolver natureza, arte e educação.

Fiquei muito contente com a receptividade das crianças em relação à atividade e com a naturalidade com a qual eles brincam com elementos naturais. Observei que eles exploraram diferentes formas de manipular os elementos, mas esperava um pouco mais de brincadeiras simbólicas, pois nessa idade a brincadeira simbólica ainda é prioritária, ocorrendo uma transição para a brincadeira de construção, que é a atividade central dessa oficina. Para os próximos encontros pretendo ampliar a quantidade e variedade de elementos para enriquecer as formas de brincar.

Abaixo algumas fotos dos dois encontros da oficina:


Raul Roig

Pai, artista e educador. Criou o diário "da floresta" para relatar suas vivências com natureza, arte e educação.

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